Iron for Dementia

O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais especificas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma diminuição das funções orgânicas, que provoca diversas modificações em todo o organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do individuo.

Trata-se de um processo Universal e multidimensional, pois afinal, se tudo correr bem, vamos todos chegar a velhos não é verdade?

A idade traz com ela imensas mudanças, poderíamos falar da Sarcopenia para também é importante falar sobre o cérebro, do a capacidade cognitiva de uma Pessoa. Envelhecimento não quer dizer que tenhamos de ficar doentes, podemos ter um envelhecimento saudável e ativo na medida que nos é possível e passível. A demência é uma causa anormal no envelhecimento, o tal como o nosso corpo perde função o cérebro também o perde. É importante manter uma rotina de exercícios saudáveis para o cérebro não esquecendo que ele é o nosso grande aliado para vivermos mais e melhor.
Envelhecer não tem de ser sinonimo de ficarmos doentes.

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa.

É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais, capacidade funcional entre outras.

Sendo Desportista, Professor, Personal Trainer para populações especiais lido e vivo com a ideia que algo mais poderia ser feito, por muito que o meu trabalho junto das pessoas que trabalho seja produtivo, é importante dizer que não chega.

É preciso mais pesquisa, mais instrumentos mais ferramentas, mais estudos e acima de tudo soluções. Soluções essas que na Demência ainda estão longe de existir.
Preocupa-me o facto desta luta contra o tempo de todos que a vivem, custa-me sentir que o que faço não é suficiente.

Ver, sentir e viver com estas pessoas e sentir que o meu contributo é pequeno ajuda-me a tomar a decisão de fazer um IronMan para a Demência, por todos aqueles que não desistem, que têm um missão, por todos aqueles que querem ir mais além, tentando angariar o máximo possível para uma mudança de rumo.

A luta contra a falta de fundos assim como a luta contra a doença é inevitável, com esta campanha quero sensibilizar as pessoas para esta problemática tão atual e tão importante. Falar de saúde mental é ainda um tabu na sociedade e no mundo. É objetivo desta angariação direcionar os fundos para instituições e pesquisas que melhorem a qualidade de vida das pessoas assim como dos seus cuidadores.

Posso contar contigo?

PPL: https://ppl.pt/causas/ironfordementia21

Paypal: https://www.paypal.me/IRONFORDEMENTIA

Mbway: 962 883 763

IBAN: PT50 0193 0000 1050 0126 5698 3

Vídeo

Iron for Dementia

PPL

Crowdfunding

IronMan

Em que consiste um Ironman?

Natação

3.8 km

Ciclismo

180 km

Corrida

42,195 km

Contactos

Contacte-me!

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-me. Pedro Caçote.